UEPB - Repositório Digital

Evasão no ensino superior: um estudo de caso com graduandos e evadidos do curso de Letras da UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, Gioberlândia Pereira de
dc.date.accessioned 2016-07-12T15:54:38Z
dc.date.available 2016-07-12T15:54:38Z
dc.date.issued 2015-11-27
dc.identifier.other CDD 371.291 3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10437
dc.description Andrade, G. P. de. Evasão no ensino superior: um estudo de caso com graduandos e evadidos do curso de Letras da UEPB. 2015. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho se constitui na primeira tentativa de detectar as causas da evasão no curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa da UEPB. Uma vez observada à falta de características predominantes para saber o porquê da sua ocorrência. Os fatores apontados pelos alunos como determinantes para a evasão no curso foram discutidos à luz da literatura. Dos fatores apontados pelos entrevistados, alguns coincidem com o que dispõem as obras sobre o tema da evasão, outros fatores tem menor importância que a destacada na literatura. O objetivo proposto foi detectar e identificar os fatores que ocasionaram a evasão de alunos egressos referente ao período compreendido entre 2011 e 2012, e também identificar o porquê da permanência dos alunos regularmente matriculados no Curso de Letras referente ao mesmo período. Para isso, analisamos uma amostra da população de alunos evadidos e também de alunos regularmente matriculados, através da pesquisa documental, de levantamento, bem como, a pesquisa bibliográfica referente ao tema proposto. Em um primeiro momento, procuramos informações acerca dos alunos na coordenação do Curso de Letras, em seguida, a metodologia abordada foi realizada através da aplicação dos questionários com dezesseis alunos entreegressos e que permanecem no curso referente ao período de 2011/2012, baseada em questões estruturadas. Para tanto, nos baseamos em autores que estudam o tema da evasão como: ARROYO (1997), AZEVEDO (2011), MENEZES (2002) E SOUZA (2011). Para que os mesmos pudessem nos dar subsídios para uma melhor compreensão acerca do problema da evasão, bem como, contribuir para uma discussão mais aprofundada sobre o tema da evasão. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Nathalia Leite de Queiroz Sátiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Evasão Escolar pt_BR
dc.subject Curso de Letras - UEPB pt_BR
dc.subject Língua Inglesa pt_BR
dc.title Evasão no ensino superior: um estudo de caso com graduandos e evadidos do curso de Letras da UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta