UEPB - Repositório Digital

Crenças sobre o uso do livro didático de língua inglesa: estudo de caso com uma professora de Ensino Médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Francisco, Luciana da Silva
dc.date.accessioned 2016-07-12T15:54:52Z
dc.date.available 2016-07-12T15:54:52Z
dc.date.issued 2014-12-12
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10438
dc.description Francisco, L. da S. Crenças sobre o uso do livro didático de língua inglesa: estudo de caso com uma professora de Ensino Médio. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo geral investigar a relação existente entre crenças de uma professora de língua inglesa sobre o livro didático (LD) e sua utilização em sala de aula, tendo como ponto de partida o pressuposto teórico de que as crenças norteiam, de alguma forma, o processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (BARCELOS, 2003, 2006, 2011; PERINA, 2002; COELHO, 2005; LIMA, 2005). Para isso, apresentamos como objetivos específicos: i) analisar como o LD é usado por uma professora de língua inglesa em suas aulas numa turma de ensino médio; ii) verificar a proposta pedagógica do LD utilizado pela professora colaboradora deste estudo; iii) identificar as crenças da professora sobre o papel do LD em suas aulas de língua inglesa. Além do suporte teórico voltado para as questões sobre crenças, nos apoiamos nas contribuições teóricas de Edmundson (2004), Ramos (2009), Paiva (2009), dentre outros, sobre o papel do livro didático em aulas de língua inglesa. A metodologia escolhida para esta pesquisa foi o estudo de caso de natureza qualitativa, no qual utilizamos como instrumentos de coleta de dados anotações feitas sobre as aulas observadas, a análise do próprio LD e um questionário aplicado com a professora colaboradora. Os resultados sugerem que a motivação da professora de língua inglesa para usar o LD em suas aulas surge, de fato, de suas crenças e que essas parecem influenciar de forma significativa o processo de ensino- aprendizagem da língua-alvo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Karyne Soares Duarte Silveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Língua Inglesa pt_BR
dc.subject Livro Didático pt_BR
dc.subject Ensino Aprendizagem pt_BR
dc.title Crenças sobre o uso do livro didático de língua inglesa: estudo de caso com uma professora de Ensino Médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta