Resumo:
O objetivo desse estudo é, essencialmente, o de conhecer a real situação dos alunos da rede pública e da rede particular, no que diz respeito à prática e ao prazer pela leitura. Além de, tentar mostrar o papel da biblioteca escolar e a responsabilidade da escola na formação do aluno-leitor, tendo esse ambiente, se utilizado de forma adequada, uma capacidade imensa de transformar os alunos em leitores assíduos. Entretanto, o que foi observado nas escolas visitadas não chega a ser nem um pouco animador: são bibliotecas sem o funcionamento adequado, seja por não oferecerem estrutura adequada ou por não saberem como inserir esse ambiente no trabalho com as mais diversas disciplinas, são livros amontoados que não facilitam a visualização, nem o interesse pelos exemplares. Por fim, com a visita às escolas, foi possível perceber que o desinteresse dos alunos pelos livros precisa, urgentemente, de uma transformação e a biblioteca escolar seria uma grande aliada na mudança dessa realidade.
Descrição:
Silva, D. E. de C. da. A biblioteca escolar na formação do aluno-leitor. 2015. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.