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O presente trabalho monográfico visa refletir sobre quais os espaços que permeiam o conceito de inclusão na escola, como vem ocorrendo a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais em uma escola da rede municipal de Campina Grande/PB e quais as dificuldades encontradas pelos professores no processo de inclusão. Se configura, inicialmente, como uma pesquisa bibliográfica e, posteriormente, como uma pesquisa de campo, cujo objetivo é discutir a formação dos educadores na área de educação especial e analisar as condições de uma escola pública para o atendimento às crianças portadoras de necessidades especiais, a fim de verificar como tem ocorrido o processo de inclusão nas escolas públicas municipais e observar quais as dificuldades encontradas pelos educadores e as alternativas criadas para a superação de tais dificuldades. Baseado em pesquisas desenvolvidas por Aranha (2003), Blanco (2004), Brasil (1998), Cardoso (1995), dentre outros, o estudo discute o conceito e o papel da educação inclusiva, estabelecendo relação entre a realidade escolar no Brasil e o texto legal; aborda a questão do ambiente físico escolar, desde como é o seu planejamento até as barreiras encontradas pelos alunos com necessidades especiais, levando, também, em consideração o currículo, como está sendo a sua adaptação e analisa os questionários aplicados em uma escola pública municipal, em busca de esclarecimentos sobre a real prática inclusiva. O estudo revelou que o campo ainda carece de políticas educacionais que deem conta desse público e que é necessário um maior investimento na formação de professores para que possamos dar conta de uma educação verdadeiramente inclusiva. |
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