UEPB - Repositório Digital

Como a formação do educador para atuar na educação especial se configura nos documentos oficiais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Josicleide Pereira de
dc.date.accessioned 2016-07-12T16:03:46Z
dc.date.available 2016-07-12T16:03:46Z
dc.date.issued 2015-12-09
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10452
dc.description Sousa, J. P. de. Como a formação do educador para atuar na educação especial se configura nos documentos oficiais. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo, de natureza bibliográfica, visa chamar atenção para as condições em que se realizam as práticas da educação especial, no tocante a formação de professores, recorre a Libâneo(1998), Rodrigues (2008), Prieto (2006), Duk(2006), Fernandes (2006) e a documentos oficiais para tecer considerações sobre o lócus de atuação do professor de educação especial e sobre as necessidade desua formação. Contrapondo as necessidades de formação às competências que certos programas de capacitação docente visam desenvolver, registra um distanciamento entre as exigências de formação e as oportunidades disponibilizadas; observa que para além dos programas que objetivam o desenvolvimento da pesquisa e a disseminação de conhecimentos, que visando o aperfeiçoamento ou especialização se organizam de modo a contemplar a legislação, outros apresentam carga horária insuficiente e depositando a responsabilidade de qualificação de grande parte dos professores a multiplicadores induzem a uma formação rarefeita. Assinala que, se a capacitação requer estudos de aprofundamento, o seu sucesso se encontra na dependência de fatores a ela externos; que as práticas de educação especial também dependem da sensibilização para o processo de inclusão, do acesso a informações pertinentes por parte dos que atuam nas escolas e que estas instituições possuam aparatos que permitam o desenvolvimento dos que se pretende incluir. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Almira Lins de Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Especial pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Educação - Programas de Governo pt_BR
dc.title Como a formação do educador para atuar na educação especial se configura nos documentos oficiais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta