dc.contributor.author |
Sousa, Josicleide Pereira de |
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dc.date.accessioned |
2016-07-12T16:03:46Z |
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dc.date.available |
2016-07-12T16:03:46Z |
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dc.date.issued |
2015-12-09 |
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dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10452 |
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dc.description |
Sousa, J. P. de. Como a formação do educador para atuar na educação especial se configura nos documentos oficiais. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
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dc.description.abstract |
Este artigo, de natureza bibliográfica, visa chamar atenção para as condições em que se realizam as práticas da educação especial, no tocante a formação de professores, recorre a Libâneo(1998), Rodrigues (2008), Prieto (2006), Duk(2006), Fernandes (2006) e a documentos oficiais para tecer considerações sobre o lócus de atuação do professor de educação especial e sobre as necessidade desua formação. Contrapondo as necessidades de formação às competências que certos programas de capacitação docente visam desenvolver, registra um distanciamento entre as exigências de formação e as oportunidades disponibilizadas; observa que para além dos programas que objetivam o desenvolvimento da pesquisa e a disseminação de conhecimentos, que visando o aperfeiçoamento ou especialização se organizam de modo a contemplar a legislação, outros apresentam carga horária insuficiente e depositando a responsabilidade de qualificação de grande parte dos professores a multiplicadores induzem a uma formação rarefeita. Assinala que, se a capacitação requer estudos de aprofundamento, o seu sucesso se encontra na dependência de fatores a ela externos; que as práticas de educação especial também dependem da sensibilização para o processo de inclusão, do acesso a informações pertinentes por parte dos que atuam nas escolas e que estas instituições possuam aparatos que permitam o desenvolvimento dos que se pretende incluir. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Almira Lins de Medeiros |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Educação Especial |
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dc.subject |
Formação de Professores |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - Programas de Governo |
pt_BR |
dc.title |
Como a formação do educador para atuar na educação especial se configura nos documentos oficiais |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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