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Consumo infantil e modelos de feminilidade: uma análise da boneca Barbie

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dc.contributor.author Carvalho, Camila Renaly de Souza
dc.date.accessioned 2016-07-12T16:05:24Z
dc.date.available 2016-07-12T16:05:24Z
dc.date.issued 2015-12-02
dc.identifier.other 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10457
dc.description CARVALHO, C. R. de S. Consumo infantil e modelos de feminilidade: uma análise da boneca Barbie. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O brinquedo tem um papel importante na construção da identidade da criança. Dentre os brinquedos mais atrativos, escolhemos a boneca Barbie como o mais representativo para analisar a sua influência no padrão de beleza, o consumo infantil da boneca e o modelo de feminilidade divulgado pela marca, bem como nos interessa focalizar a sua abordagem da diversidade étnico-racial. Na área da pedagogia cultural, buscamos: analisar o lugar do brinquedo no processo de construção da identidade da menina; discutir o padrão de feminilidade oferecido pela Barbie no século XX; informar as adaptações ao padrão proposto pela boneca no trabalho com as diferenças étnicoraciais; e, por último, identificar e comentar a boneca Barbie no quadro mais amplo do consumo infantil feminino. Para o alcance dos nossos objetivos, organizamos um banco de imagens, consultamos blogs e sites, coletamos folhetos e revistas, dentre outros. Na fundamentação da pesquisa, adotamos os seguintes referenciais teóricos: o brinquedo na pós-modernidade e a construção corporativa da infância, segundo Steinberg e Kincheloe (2001); a boneca Barbie e o consumo infantil, segundo Steinberg (2001); a construção dos modelos de feminilidade e da identidade de meninos e meninas, segundo Paechter (2009); a erotização dos corpos infantis, segundo Felipe (2010); as diferenças culturais, segundo McLaren (1997); a mídia e consumo infantil, segundo Schmidt (2012); a boneca Barbie e a educação das meninas, segundo Roveri (2012); o brincar na educação infantil, segundo Friedmann (2002). Dentre as conclusões, apontamos a Barbie como a boneca que incorpora vários estereótipos, ao mesmo tempo em que se constitui em objeto atrativo às crianças, criando vícios de consumo, estabelecendo modelos de feminilidade e investindo no consumo multicultural, mesmo que surjam concorrentes a tendência é que a boneca torne-se mais forte no mercado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Senyra Martins Cavalcanti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Brinquedo- Identidade pt_BR
dc.subject Multiculturalismo pt_BR
dc.title Consumo infantil e modelos de feminilidade: uma análise da boneca Barbie pt_BR
dc.type Other pt_BR


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