UEPB - Repositório Digital

Literatura infantil e formação de leitores: caminhos que se cruzam

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Montenegro, Elizandra Silva
dc.date.accessioned 2016-07-12T16:05:35Z
dc.date.available 2016-07-12T16:05:35Z
dc.date.issued 2015-06-17
dc.identifier.other CDD 808.068
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10458
dc.description Montenegro, E. S. Literatura infantil e formação de leitores: caminhos que se cruzam. 2015. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Durante a infância, as crianças estão mais propícias a desenvolver hábitos que poderão estar presentes no decorrer da sua vida.Por isso, consideramos de fundamental importância que estimulemos as crianças a adquirirem o gosto pela leitura. A Literatura Infantil, neste sentido, proporciona uma reorganização das percepções de mundo e desenvolvimento do senso crítico da criança. O presente estudo tem o objetivo de investigar a realidade de crianças de uma escola pública municipal quanto ao seu envolvimento com a Literatura Infantil. Realizamos, necessariamente, uma pesquisa bibliográfica e um estudo de campo, com abordagem qualitativa, realizado em uma escola pública do município de Campina Grande-PB, por meio de uma entrevista semiestruturada com dez alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental do turno manhã. A análise dos dados configurou uma baixa frequência anual de leitura por parte dos alunos, pouco interesse dos pais na aquisição de livros para seus filhos e uso restrito da biblioteca como espaço de leitura. Por outro lado, observou-se, por meio dessa análise, que a maior parte dos alunos lembra os livros lidos e referem que gostam mais de ler do que ouvir histórias, o que ressalta as suas capacidades de interpretar a leitura. Desse modo, é necessário tomar medidas para estimular o hábito de leitura dos alunos, como repensar a biblioteca escolar, tornando-a dinâmica, com participação ativa dos alunos, e promover uma atuação conjunta da tríade escola/aluno/família, de fundamental importância para o processo pedagógico e formação do leitor. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria do Socorro Moura Montenegro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura Infantil pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Formação de Leitor pt_BR
dc.subject Biblioteca Escolar pt_BR
dc.title Literatura infantil e formação de leitores: caminhos que se cruzam pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta