dc.contributor.author |
Viana, Layse Chaves de Farias |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-12T16:06:12Z |
|
dc.date.available |
2016-07-12T16:06:12Z |
|
dc.date.issued |
2015-12-04 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.6 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10461 |
|
dc.description |
Viana, L. C. de F. Uma revisão bibliográfica sobre os estudos da alfabetização e do letramento. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Através de pesquisas, a alfabetização diz respeito à aquisição do código linguístico e o letramento está relacionado ao uso social que os indivíduos fazem desse código. No que concerne ao letramento, termo ainda recente no contexto brasileiro, raramente é compreendido com clareza por parte dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, os quais são responsáveis por auxiliar as crianças no processo de aquisição da leitura e da escrita. Este texto trata de diferentes aspectos ligados ao tema letramento, inclusive a origem do termo e as relações entre letramento e escolarização, dentro de fatores históricos e a-históricos. O presente trabalho, que se configura como um estudo bibliográfico, tem como objetivo realizar uma revisão teórico-conceitual a partir dos estudos desenvolvidos sobre a alfabetização e o letramento. Dentre outros pesquisadores, o estudo está embasado nas pesquisas de Tfouni (2006), Kleiman (1995) e Morttati (2000). Com estes estudos podemos fortalecer a idéia do se alfabetizar letrando, pois veremos que é uma necessidade de um cidadão critico em sua sociedade. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Valdeci Margarida da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de Educadores |
pt_BR |
dc.title |
Uma revisão bibliográfica sobre os estudos da alfabetização e do letramento |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |