UEPB - Repositório Digital

Importância da afetividade na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cardoso, Michelle Gertrudes
dc.date.accessioned 2016-07-12T16:06:41Z
dc.date.available 2016-07-12T16:06:41Z
dc.date.issued 2015-12-02
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10463
dc.description Cardoso, M. G. Importância da afetividade na educação infantil. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo teve como objetivo discutir a temática afetividade na Educação Infantil. Essa discussão é de fundamental importância para os profissionais dessa área, pois falar de Educação Infantil requer discorrer sobre afetividade na prática pedagógica do professor. Todo profissional que realmente se preocupa com a sua prática pedagógica busca conhecimento para desenvolver um excelente trabalho junto às crianças. Neste trabalho discorremos sobre algumas concepções de afetividade, algumas considerações sobre Educação Infantil. Como fundamentação teórica nos amparamos na visão de teóricos renomados no assunto, como Henri Wallon, Piaget, Vygostky, Lisboa, Antunes, Chalita, entre outros. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter qualitativo, que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário, aplicado a dez professoras da Educação Infantil sobre afetividade. A presente pesquisa mostrou que os profissionais da Educação Infantil consideram muito importante a afetividade no processo de ensino aprendizagem, pois trás relevantes benefícios na aprendizagem das crianças, os objetivos detectados pelos professores foram: : cooperação; tolerância; solidariedade; amizade; respeito; gosto pelo estudo; interações entre professores e crianças; desenvolvimento cognitivo; aprendizagem satisfatória etc. Enfim, esse trabalho foi importante para minha formação, pois permitiu pesquisar um tema tão prazeroso e interessante, e constatar que a cada dia os profissionais da Educação Infantil devem procurar se capacitar mais, para se tornarem os melhores em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Livânia Beltrão Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.subject Processo Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Importância da afetividade na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta