dc.description.abstract |
O presente artigo teve como objetivo discutir a temática afetividade na Educação Infantil. Essa discussão é de fundamental importância para os profissionais dessa área, pois falar de Educação Infantil requer discorrer sobre afetividade na prática pedagógica do professor. Todo profissional que realmente se preocupa com a sua prática pedagógica busca conhecimento para desenvolver um excelente trabalho junto às crianças. Neste trabalho discorremos sobre algumas concepções de afetividade, algumas considerações sobre Educação Infantil. Como fundamentação teórica nos amparamos na visão de teóricos renomados no assunto, como Henri Wallon, Piaget, Vygostky, Lisboa, Antunes, Chalita, entre outros. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter qualitativo, que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário, aplicado a dez professoras da Educação Infantil sobre afetividade. A presente pesquisa mostrou que os profissionais da Educação Infantil consideram muito importante a afetividade no processo de ensino aprendizagem, pois trás relevantes benefícios na aprendizagem das crianças, os objetivos detectados pelos professores foram: : cooperação; tolerância; solidariedade; amizade; respeito; gosto pelo estudo; interações entre professores e crianças; desenvolvimento cognitivo; aprendizagem satisfatória etc. Enfim, esse trabalho foi importante para minha formação, pois permitiu pesquisar um tema tão prazeroso e interessante, e constatar que a cada dia os profissionais da Educação Infantil devem procurar se capacitar mais, para se tornarem os melhores em sala de aula. |
pt_BR |