Resumo:
Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe-se a realizar uma análise de conteúdo do livro
didático de história para o Ensino Fundamental, com ênfase no 5º ano, objetivando verificar
se as mudanças estabelecidas há 12 anos, com a promulgação da Lei 10.639/03, que
estabelecia a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira na
educação básica foram efetivadas, a saber: a reformulação do material didático. Com o intuito
de contribuir para elucidar essas dúvidas, nos propomos a debruçar sobre essa questão:
verificar se as mudanças determinadas nas leis e diretrizes orientadorasda proposta de
educação étnico-racial aconteceram em relação aos livros didáticos. Ou se o conteúdo dos
nossos livros didáticos continuava reproduzindo uma visão estereotipada e discriminatória do
negro. Para tanto, precisávamos conhecer o conteúdo, identificar as representações
encontradas e analisá-los. E para verificar o alcance desse conteúdo, no sentido da promoção
de uma educação antirracista, selecionamos um livro de história da coleção adotado pelo
município de Campina Grande para acompanhar durante 02 (dois) meses o seu uso nas aulas
de História. Para realizar a observação escolhemos uma turma do 5º ano do Ensino
Fundamental de uma escola da rede pública. A escolha ocorreu por uma escola onde as alunas
bolsistas do PIBID/UEPB desenvolviam suas atividades de estágio docente, o que facilitaria o
acesso ao campo de estudo. Para fundamentar a pesquisa várias referências bibliográficas
foram consultadas e muitos documentos foram lidos e discutidos, dentre eles: Candau e
Moreira(2008), Machado (2008), Fiqueredo (2008), Gomes (2008), Marques (2006), Ribeiro
(2006); e os documentos nacionais: LDB/96, PCN, Lei 10.639/03, DCNs e outros. Esperamos
que este trabalho ajude as pessoas perceberem a importância de cuidar do nosso material
didático, pois o mesmo é um dos principais instrumentos na ampliação e reformulação do
olhar, para promover a desconstrução das práticas de preconceito incutido lá dentro da nossa
cabeça. Apenas permitindo o acesso a uma história legítima, fielà verdade dos fatos,
poderemos devolver o respeito, a dignidade e o valor do povo negro, o reconhecimento da sua
contribuição para a formação da sociedade brasileira.
Descrição:
VELEZ, E. V. O conteúdo do livro didático de história e sua importância para a implementação da proposta de educação etnicorracial. 2015. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.