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Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o consumo da marca Coca-Cola através da
Pedagogia Cultural. Tendo como objetivos Destacar a importância da Pedagogia Cultural
como formadora de construtos sociais e educativos, das identidades e valores dos sujeitos no
mundo contemporâneo, embasando e dando suporte aos processos educacionais, bem como a
formação identitária dos indivíduos. Abordar a influência curricular da matriz midiática sobre
os processos educacionais com acento sobre a publicidade. Analisar as peculiaridades
utilizadas pela Coca-Cola em algumas de suas peças publicitárias, problematizando-as,
revelando sua ideologia, poder e formas de socialização, discursos, persuasão, formação de
identidades, valores, e de incentivo ao consumo por meio da cultura de pertencimento e de
massa. As estratégias de coleta, organização e sistematização dos dados, se deram através de
pesquisa qualitativa, levantamento em banco de imagens de peças publicitárias da marca
Coca-Cola, triagem e escolha do material a ser utilizado a partir do banco de imagens, análise
e escolha do referencial teórico apropriado para os temas a serem abordados. Seguindo a linha
dos Estudos culturais construí o seguinte referencial, tomando por base as matrizes teóricas de
Cultura, segundo Tylor (1871) e Eagleton (2005); Pedagogia Cultural, segundo Williams
(1958), Simon (1995), McLaren (1997) e Candau (2008); Cultura Midiática, por Sabat (1999)
e Setton (2011); espaços e agentes socializadores, segundo Steinberg & Kincheloe (2001),
Setton (2002) e Veiga Neto (2003); discursos ideológicos, segundo Fairclough (2001);
Cultura Híbrida em Escosteguy (2001); construção de identidades, colonização do desejo e da
infância, segundo Sarlo (1997) e Schopping (2012); e alfabetismo crítico para as mídias,
segundo Kellner (1995), Fischer (1998) e Ramos (2005). Conclui-se que o objeto de estudo
em questão, a Coca-Cola, apesar de estar destacando sua mídia através da publicidade,
constrói processos de persuasão. Neste trabalho focalizaremos a apropriação cultural de locais
diversificados, que a dita marca utiliza para expandir seus domínios capitalistas, revelando
novas formas culturais, de identidade e socialização nos indivíduos. No que diz respeito à
educação, esta deve suscitar medidas que permitam um esclarescimento, por meio de uma
leitura crítica das imagens dos mecanismos socializadores midiáticos e do conhecimento
cultural que cada comunidade possui sobre si própria, para que assim sejam desenvolvidos
nos sujeitos olhares críticos acerca das influências que fomentam suas identidades. |
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