Resumo:
Pensando na importância do papel que o professor de língua estrangeira, especificamente inglês, pode exercer em sala de aula para oferecer ao aluno apoio necessário e essencial tanto para a motivação do aluno ajudando para a criação, ou crescimento, da autoconfiança do aluno. A evolução do estudo tem sido um dos focos entre professores e alunos oferecendo outra perspectiva sobre o processo da aprendizagem e mostrando a importância de conhecer o fato de que estudantes carregam sua „história‟ de acontecimentos de sua vida para escolas e salas de aulas. Tendo em vista que a autoestima faz parte da afetividade e que a motivação exerce um importante papel para ajudar os alunos adquirirem o interesse em estudar a língua inglesa, o presente artigo tomará como base essas teorias para as análises realizadas no curso de Extensão oferecida pela Universidade Estadual da Paraíba. A análise será focada em: (1) as atitudes que o professor exerce em sala; (2) como os alunos reagem a tais atitudes do professor e (3) o que acontece posteriormente com a atmosfera da sala. Abordamos na pesquisa aspectos teóricos no que se diz sobre as diferentes motivações (ARNOLD, 2005, HARMER, 1985 e LOWES e TARGET, 1988), mostrando sua como sua contribuição positiva pode melhorar o rendimento escolas, assim como os fatores negativos podem regredir e por fim, a interferência que a autoestima exerce sobre a autoconfiança do aluno em sala de aula (TAMIOZZO, 2011; MARRIEL, ASSIS, AVANCI, OLIVEIRA, 2006 e SOUZA, STEFANELLO, SPILMANN, 2014). O presente artigo é de natureza bibliográfica, realizada através do monitoramento de três aulas em uma turma de inglês de nível III. Os resultados mostram que as atitudes de professores e alunos podem contribuir positivamente, ou não, na produção, interação e autoconfiança do aluno.
Descrição:
Vasconcelos, B. M. Motivational resource as a teaching strategy: case study. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.