Resumo:
Este trabalho pretende verificar de que forma a mídia filme pode contribuir para a aprendizagem da literatura e para o desenvolvimento do senso crítico do aluno.Para que se possa fazer essa verificação, percorremos alguns teóricos para discutir a maneira como se dão essas contribuições.Dessa forma,o nosso trabalho divide-se em quatro partes:na primeira,discutimos os desafios do trabalho docente no processo de ensino-aprendizagem e apresentamos o uso de filmes como recurso didático.No segundo momento,discorremos sobre a relação existente entre mídia e educação.Na terceira parte,mostramos como literatura e cinema estão entrelaçadas e passaram a ser fortemente influenciadas uma pela outra desde o surgimento da sétima arte.Por fim,na última parte,analisamos e discutimos uma experiência realizada em sala de aula com filmes de conotação literária relacionados aos conteúdos trabalhados nas aulas de literatura.Na experiência,relatamos a opinião dos alunos diante dos suportes livro e filme.
Descrição:
SILVA, Vera Cristina Braz da. Da palavra à imagem: a letra entra em cena. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]