Resumo:
Este trabalho traz uma reflexão sobre possibilidades para o ensino de geometria. Temos como
objetivo principal refletir sobre práticas de ensinar geometria em sala de aula, partindo do
concreto ao abstrato e, com base nas atividades realizadas pelos alunos que participaram de
nossa pesquisa, fazer uma classificação do nível de pensamento geométrico baseados no
modelo de aprendizagem desenvolvido pelo casal Van Hiele (modelo de V an Hiele). Pelas
leituras feitas ao longo deste trabalho percebemos que o ensino de geometria tem sido
negligenciado pelos professores e escolas que não priorizam o trabalho com esta área da
Matemática, apresentam seus assuntos de maneira complementar a carga horária desta
disciplina, não fazendo nenhuma relação com os outros temas estudados. As dificuldades
apontadas pelos professores por esta omissão são diversos, dois são citados com frequência: o
fraco desempenho dos discentes e um currículo ultrapassado Croeley (1994). Entendemos que
não há fórmulas mágicas que irão sanar todas as dificuldades encontradas nos processos de
ensino e aprendizagem de geometria, mas com este trabalho trazemos possibilidades para seu
ensino. Do planejamento à execução das atividades contamos com a participação do Leitura e
Escrita em Educação Matemática - Grupo de Pesquisa (LEEMAT). Na pesquisa utilizamos
uma abordagem qualitativa semelhante ao que Cobb (2000) denomina de experimentos de
ensino em que, desenvolvendo atividades planejadas e concebidas junto com os professores,
que fazem parte da equipe de pesquisa, aplicamos as atividades aos seus alunos, analisando
seus resultados. A intervenção ocorreu no laboratório de Matemática da UEPB, com uma
turma de sexto ano do Ensino Fundamental onde aplicamos a sequência didática proposta pelo
grupo de pesquisa LEEMAT envolvendo os poliedros. Entre os resultados obtidos destacamos
a intensa participação dos alunos durante a realização das atividades e a apreensão dos
conceitos de geometria plana e espacial.
Descrição:
NEVES, J. M. Do sensível ao mundo das ideias: reflexões sobre o ensino de geometria. 2014. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.