Resumo:
O ensino de literatura é um meio importante para a formação do aluno, já que por meio dela são desenvolvidas várias competências, como reflexão, análise, comparação, relação e inferência. Este artigo teve como objetivo geral descrever as práticas de leitura vivenciadas por alunos e professores do ensino médio, tendo como elemento norteador o ENEM. Como objetivo específico, buscou-se verificar se as atividades metodológicas utilizadas pelo professor para a elaboração das aulas de literatura preparam o aluno para o exame. Os dados foram coletados por meio de questionários direcionados a dois professores e dez alunos das redes pública e particular de ensino da cidade de Campina Grande – PB, e possibilitou a comparação das respostas de professores e alunos sobre o cotidiano escolar nas aulas de leitura. Observou-se, com a realização desta pesquisa que os professores não se sentem seguros quanto ao desenvolvimento das competências necessárias para um bom desempenho dos alunos no exame do ENEM, concluindo-se que tanto professores quanto alunos estão inseguros quanto à preparação para as exigências do Enem no âmbito da leitura, o que promove a necessidade de adequação aos métodos de ensino das competências.
Descrição:
GONÇALVES, T. O. Configuração de leitura: desenvolvimentos das competências para o ENEM. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.