dc.contributor.author |
Lima, Joselma de Lourdes da Silva |
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dc.date.accessioned |
2016-07-19T15:41:14Z |
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dc.date.available |
2016-07-19T15:41:14Z |
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dc.date.issued |
2016-05-31 |
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dc.identifier.other |
CDD 371.334 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10611 |
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dc.description |
LIMA, J de L da S. As diferentes formas de aprender: o uso dos jogos eletrônicos facilitando o processo de ensino-aprendizagem do educando com deficiência intelectual. 2016. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho se propõe a apresentar algumas considerações acerca do uso dos jogos eletrônicos (software educacionais) na educação de pessoas com deficiência intelectual a fim de investigar como as professoras da instituição estavam se apropriando em suas práticas do uso dos jogos eletrônicos no processo de ensino-aprendizagem. O lócus da pesquisa foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campina Grande-PB (APAE-CG). Os sujeitos da pesquisa foram à coordenadora pedagógica e professoras do laboratório de informática. A metodologia utilizada para a coleta de dados contou com entrevistas semiestruturadas e registros de observação. O estudo fundamentado por uma pesquisa bibliográfica buscou suporte teórico (BIANCHETTI, 1995), (RODRIGUES, 2008), (GUGEL, 2008), (MIRANDA, 2003), dentre outros. Na APAE-CG o computador, os softwares educacionais, a tecnologia integrada às mídias eletrônicas ou apenas o uso da internet, estão promovendo resultados significativos, pois tanto tem ampliado a oferta do conteúdo didático quanto facilitado o processo de ensino/aprendizagem; ao mesmo tempo em que promovem maior interatividade, comunicabilidade, adaptabilidade e integração entre seus usuários. Observamos que a grande contribuição dos jogos eletrônicos (software educacionais) no contexto da educação especial está no seu uso como ferramenta de aprendizagem facilitadora do ensino-aprendizagem, todavia desde que seu uso seja orientado por uma proposta pedagógica que considere o educando como um ―construtor-colaborador‖ do seu próprio processo de conhecimento. |
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dc.description.sponsorship |
Orientadora: Cristiane Nepomuceno |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Tecnologia educacional |
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dc.subject |
Jogo eletrônico |
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dc.subject |
Prática pedagógica |
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dc.subject |
Deficiência mental |
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dc.title |
As diferentes formas de aprender: o uso dos jogos eletrônicos facilitando o processo de ensino-aprendizagem do educando com deficiência intelectual |
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dc.type |
Other |
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