UEPB - Repositório Digital

O prazer pela leitura nas séries iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Xavier, Claudiana Diniz
dc.date.accessioned 2016-07-19T15:48:15Z
dc.date.available 2016-07-19T15:48:15Z
dc.date.issued 2016-12-03
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10626
dc.description XAVIER, C. D. O prazer pela leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O acesso e o domínio da língua oral e escrita são fundamentais para a participação social efetiva, pois é por meio dele que o homem se comunica, tem acesso a informações, expresso e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões do mundo, produz conhecimentos. Alimentando a possibilidade de influenciar na construção de outras práticas que venham a desenvolver na criança desde cedo o prazer pela leitura e pela escrita. O objetivo neste trabalho é compreender as práticas de leitura utilizada com alunos em sala de aula da escola. Sendo assim a escola pode oferecer momentos disponibilizando vários gêneros textuais, que de forma prazerosa e descontraída sem cobranças, os alunos venham ter contato com os livros, despertando a curiosidade e ativando o seu imaginário, dando oportunidade para que tirem suas próprias conclusões do que é real e o que é imaginário. O trabalho serviu para uma análise da prática da leitura e da escrita, envolvendo os alunos no universo da comunicação. Promovendo momentos que estimulem o hábito da leitura dentro e fora da escola. A leitura facilita a compreensão dos conteúdos estabelecidos através dos livros e pelo professor, pois quanto maior for o conhecimento maior será a aprendizagem e o professor obterá êxito nas suas aulas. Para o desenvolvimento desse trabalho foi utilizado o estudo de caso, através de aplicação de questionário e observação. A turma observada foi o 1º ano do ensino fundamental I na E.M.E.F. Abel Barbosa de Souza na zona rural do município de Esperança - PB. Os dados foram analisados qualitativamente a partir do referencial teórico. Os resultados alcançados na pesquisa permitiram-me fazer a constatação e análises a respeito do hábito de ler e escrever são processos permanentes que se inicia na escola, mas podem deixar de se desenvolver no espaço escolar mostrando também que é de fundamental importância a reflexão dos educadores sobre suas práticas para uma estimulação destas práticas nos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Livânia Beltrão Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Prática de leitura pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.title O prazer pela leitura nas séries iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta