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O acesso e o domínio da língua oral e escrita são fundamentais para a participação social efetiva, pois
é por meio dele que o homem se comunica, tem acesso a informações, expresso e defende pontos de
vista, partilha ou constrói visões do mundo, produz conhecimentos. Alimentando a possibilidade de influenciar na construção de outras práticas que venham a desenvolver na criança desde cedo o prazer pela leitura e pela escrita. O objetivo neste trabalho é compreender as práticas de leitura utilizada com alunos em sala de aula da escola. Sendo assim a escola pode oferecer momentos disponibilizando vários gêneros textuais, que de forma prazerosa e descontraída sem cobranças, os alunos venham ter contato com os livros, despertando a curiosidade e ativando o seu imaginário, dando oportunidade para que tirem suas próprias conclusões do que é real e o que é imaginário. O trabalho serviu para uma
análise da prática da leitura e da escrita, envolvendo os alunos no universo da comunicação. Promovendo momentos que estimulem o hábito da leitura dentro e fora da escola. A leitura facilita a compreensão dos conteúdos estabelecidos através dos livros e pelo professor, pois quanto maior for o
conhecimento maior será a aprendizagem e o professor obterá êxito nas suas aulas. Para o desenvolvimento desse trabalho foi utilizado o estudo de caso, através de aplicação de questionário e
observação. A turma observada foi o 1º ano do ensino fundamental I na E.M.E.F. Abel Barbosa de Souza na zona rural do município de Esperança - PB.
Os dados foram analisados qualitativamente a partir do referencial teórico. Os resultados alcançados na pesquisa permitiram-me fazer a constatação e análises a respeito do hábito de ler e escrever são processos permanentes que se inicia na escola, mas podem deixar de se desenvolver no espaço escolar mostrando também que é de fundamental importância a reflexão dos educadores sobre suas práticas para uma estimulação destas práticas nos alunos. |
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