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O presente trabalho tem o objetivo de relatar a experiência de uma licencianda do curso de Pedagogia, na condição de bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, em duas turmas de 5° ano numa escola Estadual da rede pública de Campina Grande – PB. Enfatiza a área de Artes Visuais, propondo alguns conteúdos adaptados mediante a proposta curricular da escola. A escolha pela área surgiu durante a Graduação Licenciatura Plena em Pedagogia com o Componente Curricular: Conteúdo e Metodologia do Ensino de Arte, e durante a participação no curso de extensão: Arte/Educação nos espaços do Museu: A formação em mediação cultural e em Artes Visuais, enquanto atuava como monitora. A construção do estudo concretizou-se durante a experiência no PIBID, como estagiária e bolsista do programa ao qual foi apresentadaoutra visão do Ensino de Artes Visuais para os alunos. Desta forma, para a construção deste trabalho foi necessário uma reflexão, e um breve histórico sobre as tendências pedagógicas.Abordou-se dois documentos considerados norteadores para o ensino desta área: Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação– LDB e refletiu-se sobre a importância da formação continuada para o ensino de Artes Visuais. E por fim foi relatado como foram às aulas e o resultado dos questionários com a opinião dos alunos. A pesquisa bibliográfica foi baseada, a partir de Arslan e Iavelberg (2011),Ostettoe Leite (2004),Pimenta e Lima (2005) entre outros. A análise e a experiência levam a considerar que o contato com a escola principalmente, na condição de bolsista de um programa como o PIBID, subsidia e dá oportunidade de observar, entender, a realidade escolar e atuar relacionando teoria e prática. Como participante do programa, puderam-se criar situações de aprendizagem através da Arte, refletindo e avaliando o desempenho através de um questionário onde as respostas dos alunos foram bastante significativas para a atuação na escola. |
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