Resumo:
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica acerca da educação gerontológica voltada para a formação de atitudes de respeito às pessoas idosas. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar como as Práticas Educativas têm sido utilizadas para equacionar o conjunto de problemas relativos ao envelhecimento da população. Como subsídio teórico, buscamos apoio em Alves e Viana (2010), Cachioni (2003;2004;2008; 2011), Delors (1999),Morin (2000), Neri (2002), Zabala (1998), dentre outros. Nesse sentido, podemos identificar que a educação tem sido empregada como meio de realização do exercício de tutela da pessoa idosa, que objetiva a garantia de direitos; como via de modificação de suas condutas e ordenação das relações sociais;e também para a formação de profissionais de geriatria e gerontologia e de futuros idosos saudáveis/ativos.Apostamos nas práticas que buscam a compreensão da pessoa idosa como ser humano, práticas que visam a formação de atitudes de respeito ao outro, à pessoa idosa. Práticas educativas que favoreçam o envolvimento de indivíduos na busca da descoberta progressiva de si e do outro, que ensejem a reflexão sobre as próprias atitudes.
Descrição:
Chaves, M. C. P. C. Práticas educativas e envelhecimento da população. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.