Resumo:
O ensino de língua portuguesa nas escolas tem passado por algumas modificações, principalmente no que diz respeito ao ensino de gramática, que tem sido o primordial nas aulas, enquanto que a prática de leitura e escrita acabam sendo deixadas em segundo plano. O objetivo desse trabalho é analisar as orientações teórico-metodológicas no Caderno do Professor das Olimpíadas de Língua Portuguesa, cujo gênero abordado é o artigo de opinião, e observar quais concepções estão subjacentes a oficina 10 do material citado, a qual aborda um elemento gramatical: os articuladores. Outro objetivo dessa análise é investigar que orientações teórico-metodológicas direcionadas ao professor e ao aluno estão subjacentes a proposta de reescritura presente na oficina 15. Para tanto os conceitos de Análise Linguística, de reescrita e as concepções de língua e gramática foram essenciais no desenvolvimento do trabalho, que contou com as contribuições de Jesus (1996), Mendonça (2006), Geraldi (2006), Possenti (1996) e Travaglia (2009). Constatou-se que o material analisado está mais atrelado ao que propõe a análise linguística que a gramática tradicional, pelo fato de abordar tanto aspectos linguísticos quanto textuais, sempre levando em consideração o sentido que possuem em determinado contexto comunicativo.
Descrição:
Carneiro, I. C. da S. Reflexão sobre o trabalho com elementos linguístico-textuais no caderno da Olimpíada de Língua Portuguesa. 2016. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.