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A coesão textual: uma análise do conceito no livro didático

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dc.contributor.author Barbosa, Ana Paula Gomes
dc.date.accessioned 2016-07-19T16:31:35Z
dc.date.available 2016-07-19T16:31:35Z
dc.date.issued 2016-05-13
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10639
dc.description Barbosa, A. P. G. A coesão textual: uma análise do conceito no livro didático. 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A coesão textual é um recurso sintático-semântico diretamente relacionado à interpretabilidade e aos efeitos de sentido dos textos, sobretudo, dos escritos. Sendo, portanto, o seu ensino, fundamental para a construção da competência textual dos educandos. Não obstante, traduzir as teorias linguísticas, que explicam este recurso, para a linguagem escolar, ainda se configura um desafio para o professor de língua portuguesa. Diante disto, o objetivo geral deste trabalho é refletir a proposta didático-pedagógica dos livros didáticos que compõem a coleção “Português: Literatura, Gramática e Produção Textual” desenvolvida por Sarmento e Tufano (2010) e destinada à última fase do ensino básico, no que diz respeito ao ensino da coesão textual e a utilização das teorias da linguística textual. Especificamente, observamos como os elementos responsáveis pela consolidação da coesão textual, em suas modalidades sequencial e referencial, foram sendo conceituados e trabalhados ao longo dos três volumes. Para isso, analisamos as seções destinadas ao ensino de Gramática e Produção Textual. Constatamos que a coesão textual é mencionada, seja direta ou indiretamente nos três volumes da coleção, e que seu conceito e abordagem prática são construídos levando em consideração o texto e os efeitos de sentido, embora essa abordagem não seja unívoca, já que ainda identificamos algumas questões tradicionais, envolvendo nomenclaturas e classificações, também fora observado a existência de um diálogo entre os capítulos de gramática e produção de texto. Não obstante, em relação à utilização da teoria da linguística de texto, identificamos que ainda há certa dificuldade em fazer a transposição desta para a sala de aula, sobretudo, porque algumas noções são apresentadas, sem a explicação necessária para total compreensão dos alunos do ensino básico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Nayara Araújo Duarte pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Coesão Textual pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Linguística de Texto pt_BR
dc.subject Livro Didático pt_BR
dc.title A coesão textual: uma análise do conceito no livro didático pt_BR
dc.type Other pt_BR


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