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Este estudo propõe uma reflexão acerca da importância didática da oralidade no ensino
fundamental, como instrumento para o processo ensino x aprendizagem de Língua
Portuguesa. A abordagem teve como motivação a apuração da ocorrência de um relativo
despreparo do professor para o uso da modalidade oral em sala de aula e consequente
desvalia de sua eficácia, privilegiando modelos engessados e nem sempre eficientes de
ensino, mediante pesquisa de campo, em duas escolas da cidade de Campina Grande, PB, e
seus respectivos professores de Língua portuguesa . Para tanto, nos utilizamos de questionário
aplicado com os dois professores, para a verificação e análise do uso da oralidade nas aulas de
Língua Portuguesa no ensino fundamental, bem como produções textuais dos alunos do 5º
ano de uma escola pública e outra particular. O presente estudo tem como objetivo geral
abordar o trabalho com a oralidade em sala de aula, mais especificamente analisar a influência
desta modalidade sobre escrita dos alunos do 5º ano, assim como investigar como os docentes
apontam e trabalham esse fenômeno nas aulas de Língua Portuguesa. A bibliografia procurará
apontar as peculiaridades da oralidade no desenvolvimento das competências comunicativas,
textuais e linguísticas dos discentes, promovendo a assimilação mais ampla dos conteúdos de
Língua Portuguesa e preparando-os para o uso deste conhecimento de forma sistematizada.
Como suportes teóricos, nos fundamentamos em estudiosos que trazem discussões pertinentes
sobre o assunto, dentre eles, Conceição (2009), Correa (2010), Marcuschi e Dionisio (2007),
Soares (2005). |
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