UEPB - Repositório Digital

Uma abordagem da influência da oralidade na escrita dos alunos do 5º ano

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Marcela Guimarães
dc.date.accessioned 2016-07-19T16:37:12Z
dc.date.available 2016-07-19T16:37:12Z
dc.date.issued 2016-05-02
dc.identifier.other 469
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10657
dc.description ALVES, M. G. Uma abordagem da influência da oralidade na escrita dos alunos do 5º ano. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo propõe uma reflexão acerca da importância didática da oralidade no ensino fundamental, como instrumento para o processo ensino x aprendizagem de Língua Portuguesa. A abordagem teve como motivação a apuração da ocorrência de um relativo despreparo do professor para o uso da modalidade oral em sala de aula e consequente desvalia de sua eficácia, privilegiando modelos engessados e nem sempre eficientes de ensino, mediante pesquisa de campo, em duas escolas da cidade de Campina Grande, PB, e seus respectivos professores de Língua portuguesa . Para tanto, nos utilizamos de questionário aplicado com os dois professores, para a verificação e análise do uso da oralidade nas aulas de Língua Portuguesa no ensino fundamental, bem como produções textuais dos alunos do 5º ano de uma escola pública e outra particular. O presente estudo tem como objetivo geral abordar o trabalho com a oralidade em sala de aula, mais especificamente analisar a influência desta modalidade sobre escrita dos alunos do 5º ano, assim como investigar como os docentes apontam e trabalham esse fenômeno nas aulas de Língua Portuguesa. A bibliografia procurará apontar as peculiaridades da oralidade no desenvolvimento das competências comunicativas, textuais e linguísticas dos discentes, promovendo a assimilação mais ampla dos conteúdos de Língua Portuguesa e preparando-os para o uso deste conhecimento de forma sistematizada. Como suportes teóricos, nos fundamentamos em estudiosos que trazem discussões pertinentes sobre o assunto, dentre eles, Conceição (2009), Correa (2010), Marcuschi e Dionisio (2007), Soares (2005). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Amasile Coelho Lisboa da Costa Sousa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.title Uma abordagem da influência da oralidade na escrita dos alunos do 5º ano pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta