Resumo:
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância, bem como as
contribuições que o educador Paulo Freire e sua pedagogia exerceram sobre a história
da Educação no Brasil durante o século XX. Enfatizamos como os temas expostos nas
obras de Freire provocaram e ainda provocam certa inquietação naqueles que de uma
forma ou de outra transformaram-se em adeptos de suas obras e experiências,
facilitando assim uma ampla propagação de suas teses entre os profissionais de
educação, religiosos progressistas, cientistas sociais, líderes sindicais e militantes
políticos. É fundamental enfatizar que o autor usou temas geradores que possibilitaram
uma compreensão transformadora da realidade, associando fortemente a relação
existente entre o ensinar e o aprender, com o diálogo, a conscientização e liberdade. Sua
proposta pedagógica diz respeito a todos os indivíduos, mas é preferencialmente focada
naqueles que são mais excluídos. Constatou-se que Paulo Freire se consagrou como um
pedagogo inovador cuja herança mais preciosa é a sua doutrina, na qual todo o
conhecimento educacional deve derivar do diálogo e da experiência. Sua contribuição
foi e continua sendo importante para o desenvolvimento de um projeto educacional
voltado para os excluídos.
Descrição:
Silva, J. F. da. O papel transformador da educação na pedagogia de Paulo Freire. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.