dc.contributor.author |
Dias, Tayse Mayara Santos Ferreira |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-19T16:39:39Z |
|
dc.date.available |
2016-07-19T16:39:39Z |
|
dc.date.issued |
2016-05-11 |
|
dc.identifier.other |
372.62 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10666 |
|
dc.description |
DIAS, T. M. S. F. O olhar do professor sob o texto do aluno. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho de curso propõe uma análise do trabalho realizado com a
produção escrita em uma turma do 5º ano, com objetivo geral de investigar a relação
entre teoria e prática no encaminhamento das propostas de reescrita textual em sala
de aula evidenciada na prática do professor. Sabendo que o ensino de língua
portuguesa tem passado por várias transformações no decorrer dos anos, e que
algumas práticas tradicionais ainda têm estado presente nas salas de aula, têm sido
notória a importância da reescrita para a apropriação de estratégias de produção por
parte dos alunos e professores, que nem sempre têm os subsídios necessários para
encaminhá-la na prática. Desta forma, procurarei investigar a interrelação professoraluno
de forma produtiva e as contribuições para o desenvolvimento da escrita, pois
sabemos o quanto é importante o discurso do professor de maneira escrita ou oral,
para que ambos tornem-se parceiros no processo de construção da escrita. O
corpus da pesquisa deste trabalho é constituído por textos produzidos por alunos do
ensino fundamental I (5° ano), de uma escola particular da cidade de Campina
Grande, além de questionários elaborados para os alunos e professora, na
perspectiva de levantar características metodológicas presentes nas aulas e suas
contribuições ou consequências no desenvolvimento da habilidade escrita dos
educandos. Vale ressaltar, que é principalmente nesta fase inicial da vida escolar
que o aluno tende a transcrever aquilo que fala, sendo possível assim entender até
que ponto as contribuições da prática docente feitas nos textos dos alunos
contribuem para o processo de desenvolvimento visando uma escrita melhor.
Tomarei como apoio teórico-metodológico os trabalhos de Leite e Pereira (2011) que
abordam as práticas de leitura e escrita na escola, Bazarim (2009) ao apresentar os
tipos de interação “um para um” e o de “um para todos”, entre outros. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Amasile Coelho Lisboa da Costa Sousa |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Texto escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Reescrita |
pt_BR |
dc.title |
O olhar do professor sob o texto do aluno |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |