Resumo:
Com o passar dos anos a economia mundial tem estruturado novas formas para provocar uma
concorrência, para isso, o mercado torna-se determinante na criação de estratégias, entres
essas estratégias surgiu o processo de certificação. Este estudo tem como objetivo geral:
analisar o impacto do certificado digital nas empresas. Trata-se de uma pesquisa do tipo
estudo de caso e descritiva. O estudo foi realizado na cidade de Santa Luzia, Estado da
Paraíba, no período equivalente a dezembro de 2015 a abril de 2016. A certificação digital é
um tipo de tecnologia de identificação, que adota mecanismo de seguranças, admitindo
assinaturas eletrônicas com validade jurídica e transações dos mais diversos tipos, garantindo
sigilo, confidencialidade e autenticidade, de forma a evitar falsificações, vazamento de dados
ou que ocorra algum tipo de fraude. O estudo foi realizado na empresa Fluxo, uma empresa
do ramo de confecções, que trabalha com roupas femininas e masculinas, e acessórios. Nos
resultados encontrados foram elencados pontos positivos e negativos da utilização do
certificado digital, abordando também outros aspectos dessa ferramenta. Diante do que foi
abordado durante este estudo observa-se que essa tecnologia traz segurança para as
informações, além disso, pode ser uma ferramenta importante para a melhoria da gestão, para
a desburocratização e para dar agilidade ao atendimento do público e privado.
Descrição:
VIEIRA, K. R. L. O impacto do certificado digital nas empresas: um estudo de caso na Empresa Fluxo na Cidade de Santa Luzia - PB. 2016. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.