Resumo:
O presente trabalho define-se como um “relato de experiência” resultado da realização do Projeto: “Usos de jogos pedagógicos no Ensino de Química: uma forma lúdica de aprendizagem” desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Sólon de Lucena, situada na cidade de Campina Grande/PB, durante o período de julho a dezembro de 2013. Pretendíamos com a realização de tal projeto, os seguintes objetivos: Ampliar a visão da escola para novas metodologias; Fortalecer a formação intelectual dos alunos; Melhorar a interação social dos alunos com a vida e tudo que a influencia; Incentivar a busca do conhecimento de forma lúdica e Melhorar o ensino- aprendizagem de química, a partir do desenvolvimento de uma nova metodologia didática utilizando a concepção pedagógica de utilização de jogos lúdicos no ensino de química. Realizamos o trabalho mediante pesquisa bibliográfica sobre o tema em estudo, promovemos uma apresentação abordando o grau de dificuldades do aluno sobre aprendizagem no conteúdo de química com também evidenciamos experiências de muitos trabalhos que têm sido desenvolvidos associando o uso de jogos. Os resultados evidenciaram que os alunos demonstraram interesse pela proposta, observamos mais assiduidade e participação dos mesmos durante as aulas; melhor rendimento escolar, e consequentemente melhor relação com a disciplina. Tal experiência evidenciou também, que a escola precisa contribuir com a formação social e educacional dos alunos a partir da construção de uma aprendizagem significativa.
Descrição:
GAMA, L. F. Uso de jogos pedagógicos no Ensino de Química: Uma forma lúdica de aprendizagem. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.