Resumo:
O Ensino das ciências da natureza é obrigatório na educação básica, neste há diversos conteúdos específicos da Química, o que exige dos profissionais atuantes nos ensinos fundamental e médio competências diversas nessa área. Outro sim, no que se refere aos entendimentos atuais dos pensadores dessa área, se faz necessário que a abordagem dos conteúdos escolares tenha referência a saberes atuais, e tendências destes, focados nas relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Nesse propósito, objetivou-se neste trabalho o desenvolvimento, aplicação e a análise de uma sequência didática sobre o tema: ensino de polietileno e meio ambiente, saberes relevantes a formação cidadã. Para tanto, elaborou-se uma sequência didática na qual foi aplicado as seguintes etapas: uma palestra inicial sobre polímeros; numa segunda etapa foi apresentado um vídeo sobre o tema e por fim foi aberto um espaço de discursões sobre questões relacionadas a possíveis formas de se fazer uso sustentável dos materiais em questão. Para avalição dos resultados aplicou-se um questionário, além de anotações. Foi observada uma boa participação dos alunos, o que nos assegura afirmar que a abordagem de conteúdos focados nas relações CTSA possibilita diferentes maneira de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o professor pode fazer uso de aulas contextualizadas, por meio do uso de recursos diversos como vídeos, além disso, essas metodologias possibilitam ambientes propícios para debates mais interativos na turma, de modo que se tenha maior participação de todos.
Descrição:
SILVA, L. L. N. Enfoque CTSA no ensino de Química: polietileno e meio ambiente, saberes relevantes e formação cidadã. 2016. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.