UEPB - Repositório Digital

Enfoque CTSA no ensino de Química: Polietileno e meio ambiente, saberes relevantes e formação cidadã

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Lara Leone Nunes
dc.date.accessioned 2016-08-01T19:20:22Z
dc.date.available 2016-08-01T19:20:22Z
dc.date.issued 2016-05-31
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10930
dc.description SILVA, L. L. N. Enfoque CTSA no ensino de Química: polietileno e meio ambiente, saberes relevantes e formação cidadã. 2016. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O Ensino das ciências da natureza é obrigatório na educação básica, neste há diversos conteúdos específicos da Química, o que exige dos profissionais atuantes nos ensinos fundamental e médio competências diversas nessa área. Outro sim, no que se refere aos entendimentos atuais dos pensadores dessa área, se faz necessário que a abordagem dos conteúdos escolares tenha referência a saberes atuais, e tendências destes, focados nas relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Nesse propósito, objetivou-se neste trabalho o desenvolvimento, aplicação e a análise de uma sequência didática sobre o tema: ensino de polietileno e meio ambiente, saberes relevantes a formação cidadã. Para tanto, elaborou-se uma sequência didática na qual foi aplicado as seguintes etapas: uma palestra inicial sobre polímeros; numa segunda etapa foi apresentado um vídeo sobre o tema e por fim foi aberto um espaço de discursões sobre questões relacionadas a possíveis formas de se fazer uso sustentável dos materiais em questão. Para avalição dos resultados aplicou-se um questionário, além de anotações. Foi observada uma boa participação dos alunos, o que nos assegura afirmar que a abordagem de conteúdos focados nas relações CTSA possibilita diferentes maneira de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o professor pode fazer uso de aulas contextualizadas, por meio do uso de recursos diversos como vídeos, além disso, essas metodologias possibilitam ambientes propícios para debates mais interativos na turma, de modo que se tenha maior participação de todos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Antônio Nóbrega de Sousa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Enfoque CTSA pt_BR
dc.subject Polietileno pt_BR
dc.title Enfoque CTSA no ensino de Química: Polietileno e meio ambiente, saberes relevantes e formação cidadã pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta