Resumo:
Esse estudo tem a finalidade de compreender como as mídias influenciam e como a mesma age através das ações de empreendedorismo social, implantado nas ONG´s (Organização Não Governamental). Na busca de entender como essa nova modalidade de administração atua dentro de um recorte temático voltado para organizações sem fins lucrativos. Entender também a influência da comunicação, na procura de esclarecer como as ferramentas e dispositivos comunicacionais, podem atuar para o desenvolvimento dessas atividades empreendedoras dentro dessas instituições, fazendo assim da comunicação uma ferramenta que alavanca as transformações sociais através da promoção dessa forma administrativa. Dentro dos conceitos do empreendedorismo social e terceiro setor, entender essa atuação, nesse conjunto de divulgação das atividades sociais, já que o terceiro setor tem suas próprias singularidades e formas de atuar, ou seja, tem um público diferenciado e que exige ações diferenciadas para que se consiga os melhores resultados possíveis. Estudar como as ONG’s têm se desenvolvido no Brasil para conhecer a relação estabelecida com a mídia no que diz respeito as ações do terceiro setor. Essas organizações começaram as se desenvolver no Brasil de pouco tempo para cá, tornando o assunto pouco esclarecido até o momento, já que o assunto começa a ser abordado academicamente muito recentemente, dessa forma o trabalho se torna de fundamental importância para o esclarecimento das questões relacionadas ao assunto em questão, me serviram de apoio os autores CASTILHO COSTA (2005) e PIMENTA (2016) que trouxeram contribuições significativas para entender os dilemas do assunto posto em questão nesse artigo.
Descrição:
ARAÚJO, G. F. de. A mídia e o terceiro setor: ações de empreendedorismo social. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]