dc.contributor.advisor |
Tiago Marques Madureira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Bismark Mota da |
|
dc.date.accessioned |
2016-08-22T18:45:21Z |
|
dc.date.available |
2016-08-22T18:45:21Z |
|
dc.date.issued |
2014-03-12 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11139 |
|
dc.description |
SILVA, B. M. O quebra-cabeça 4T: uma aplicação das transformações geométricas de rotação e translação. 2013. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Considerando a importância de jogos matemáticos no ensino da Matemática, a qual é defendida em inúmeras pesquisas em Matemática, propomos neste trabalho estudar a aplicação de um conteúdo de geometria na resolução do quebra-cabeça 4T, o qual consiste de uma caixa na forma quadrangular e de 4 peças na forma da letra T. No decorrer de nossa pesquisa apresentaremos os conceitos e definições das transformações geométricas, translação e rotação, necessários para a resolução do quebra-cabeça, bem como demonstraremos por argumentos matemáticos que a solução obtida através das transformações geométricas é válida e faremos a construção do 4T. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Tiago Marques Madureira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Quebra-cabeça |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos na matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geometria |
pt_BR |
dc.title |
O quebra-cabeça 4T: uma aplicação das transformações geométricas de rotação e translação. |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |