Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo analisar o nível de consciência ambiental do corpo docente, discente e técnico administrativo de uma instituição de Ensino Superior Privada da cidade de Campina Grande-PB. Para isso utilizou-se uma pesquisa descritiva de carácter exploratório junto a 100 respondentes de uma Instituição de Ensino Superior Privada da cidade de Campina Grande, Paraíba. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um questionário composto por questões fechadas, constituído por três blocos: o primeiro bloco teve como objetivo analisar o nível de consciência ambiental dos respondentes; o segundo bloco referiu-se as políticas da IES (Instituto de Ensino Superior) para a consciência ambiental e o terceiro bloco teve como objetivo analisar as atitudes em relação ao consumo sustentável. Utilizou-se a escala de Likert: de a) a d) onde no primeiro bloco a) é “todas as vezes” e d) é “nunca”, no segundo bloco de perguntas a) é “concordo plenamente” e d) é “discordo plenamente”, no terceiro bloco a) é “todas as vezes” e d) é “nunca. Através do resultados obtidos pode-se verificar que o nível de consciência ambiental das pessoas estar fortemente relacionado aos efeitos diretos sofridos pela população em consequências dos problemas ambientais como a falta e racionamento de água e ao fator financeiro, decorrente do aumento da energia elétrica em todo o país. Assim o nível de consciência ambiental ainda é bastante insignificante no que diz respeito a preservação do meio ambiente no sentido macro e mais significante no sentido micro, quando atinge diretamente as pessoas.
Descrição:
NASCIMENTO, I. B. do.; LIRA, W. S. Análise da consciência ambiental do corpo docente, discente e técnico administrativo de uma instituição de ensino superior de Campina Grande - PB. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]