Resumo:
Neste trabalho analisamos matérias veiculadas no Jornal do Commercio, discutindo e esclarecendo os conceitos do Jornalismo Literário e, especificamente, as características da Estrela de Sete Pontas conceituada por Felipe Pena (2013). Tal análise foi empreendida através do trabalho exegético dos textos O flagelo nosso de cada ano, Para cada gigante, histórias e risadas e o Caderno especial 11; publicados nos anos de 2011 e 2014. Teoricamente, nortearam nosso estudo Edvaldo Pereira Lima (2009), Marcelo Bulhões (2007), Ciro Marcondes Filho (2000) e o próprio Pena, com definições e características do Jornalismo Literário. A pesquisa empreendida nos permitiu perceber que é possível encontrar o Jornalismo Literário em meio a um jornal tradicional, tendo em vista que o espaço é amplo, possibilitando diversas formas de fazer jornalístico. Com este estilo, acredita-se que o leitor é convidado a conhecer outras vidas por um meio menos rude e mais saboroso.
Descrição:
SILVA, C. de M. Jornalismo literário: uma estrela de sete pontas no Jornal do Commercio de Pernambuco. 2014. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia]