Resumo:
O presente trabalho trata do uso das novas tecnologias nas escolas públicas de Ensino
Fundamental e Médio. O tema leva a perceber a importância da educação no nosso
cotidiano, no entanto, a educação nos dias atuais vem passando por várias mudanças. O
trabalho tem por objetivos a compreensão das práticas de ensino desenvolvidas nas
aulas de Geografia. Discutir a introdução das novas tecnologias como elemento
transformador no processo ensino aprendizagem. Analisar também a importância da
formação continuada dos professores. Assim buscar uma interação entre o uso das
novas tecnologias e a prática do ensino de Geografia, associando quais estímulos são
proporcionados aos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Emiliano
de Cristo. A presente pesquisa está pautada em levantamentos bibliográficos, onde
foram pesquisadas informações de autores que desenvolvem estudos relacionados a essa
temática a exemplo de AOKI, (2004), DELORS, (2001), MORAES, (2007),
BERNARDINO, (2008), entre outros que fornecem dados sobre a prática docente e as
metodologias utilizadas pelos professores atualmente. A metodologia se pautou na
observações e entrevistas junto ao corpo docente e Coordenação Pedagógica, aplicação
de questionários junto aos discentes da instituição de ensino na qual foi desenvolvida a
presente pesquisa. Vale lembrar que só as tecnologias não bastam se o professor não
tem um entendimento sobre elas, o que aflora a necessidade de aprimoramentos para
que esses professores possam saber como lhe dá com essas tecnologias promovendo
assim aulas mais dinâmicas e participativas. Na concepção do corpo discente, o uso dos
recursos acima citado, contribuem para uma melhor compreensão dos assuntos
abordados nas aulas de geografia, não apenas para a realização de trabalhos, como
requisitos de notas, mas para melhor entender como a geografia se articula em suas
diversas vertentes de estudos, bem como a globalização que acaba por influenciar no
processo de ensino-aprendizagem, onde cada vez mais professores e alunos devem se
atualizar em meio à era digital. Desta maneira, a presente pesquisa serve para uma
maior compreensão sobre a prática do ensino de Geografia, bem como discutir o uso das
novas tecnologias associados aos conteúdos aplicados pelos professores, fazendo uma
reflexão e permitindo assim um melhor entendimento do sobre a temática abordada na
pesquisa.
Descrição:
SILVA, W. do N. O uso das novas tecnologias como alternativas no ensino de Geografia: Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Emiliano de Cristo (Proemi – GB1). 2015. 41f. Monografia (Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.