UEPB - Repositório Digital

O ensino do gênero dissertativo – argumentativo no livro didático de língua portuguesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Amanda Danielly
dc.date.accessioned 2016-09-02T12:16:55Z
dc.date.available 2016-09-02T12:16:55Z
dc.date.issued 2016-07-01
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11267
dc.description ALVES. A. D. O ensino do gênero dissertativo – argumentativo no livro didático de língua portuguesa. 2016. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O propósito desta pesquisa foi realizar uma reflexão acerca da abordagem dos gêneros textuais argumentativos e, sobretudo, do gênero textual dissertativo-argumentativo, nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio, enquanto objetos de ensino. O trabalho com os gêneros textuais se tornou uma necessidade, principalmente, depois dos documentos oficiais ressaltarem a importância de tal trabalho como ferramenta essencial no processo de construção da competência comunicativa do educando. Assim, fundamentamos a nossa reflexão em autores como Bakhtin (1997, 2004), Buzen (2005, 2009), Koch (2004, 2006), Marcuschi (2005, 2007), Motta-Roth (2005, 2011) e outros. A pesquisa é constituída pela análise do seguinte livro: Português: Contexto, Interlocução e Sentido, Vol.03, de Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M.Abaurre e Marcela Pontara (2013), publicado pela editora Moderna. No que diz respeito à abordagem dada ao gênero dissertativo-argumentativo no livro mencionado, observou-se que alguns pontos pertinentes ao trabalho com o gênero em questão, acabaram não sendo explorados ou explorados de forma muito breve. Em contrapartida, observamos aspectos positivos, como o tratamento de elementos sociocomunicativos subjacentes ao gênero explorado, o que, a nosso ver, garantiu abordagem que trouxe importantes contribuições para o desenvolvimento da criticidade do aluno, assim como da sua compreensão acerca do entorno que perpassa a produção textual. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: João Paulo dos Santos de Andrade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Gênero dissertativo-argumentativo pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.title O ensino do gênero dissertativo – argumentativo no livro didático de língua portuguesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta