UEPB - Repositório Digital

Música como ferramenta de motivação no ensino de LI: algumas considerações teóricas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Erivaldo de Araújo
dc.date.accessioned 2016-09-02T13:23:40Z
dc.date.available 2016-09-02T13:23:40Z
dc.date.issued 2016-07-29
dc.identifier.other CDD 372.652
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11274
dc.description SILVA, E de A. Música como ferramenta de motivação no ensino de LI: algumas considerações teóricas. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A Língua Inglesa (LI) alcançou um status de linguagem universal. Sua influência no mundo globalizado impulsiona as ações no contexto moderno, por isso dominar ou ter um mínimo de conhecimento dessa língua, proporciona uma melhor interação com o contexto social atual. LI faz parte da grade curricular das escolas de ensino básico, a fim de propor aos alunos o aprendizado globalizado. Entretanto, a realidade escolar brasileira junto a essa disciplina, se mostra num quadro preocupante frente ao desinteresse por parte do aluno e a valorização da própria educação entre outros, o que resulta na desmotivação das aulas de inglês que não atingem, entre outros motivos, à realidade do aluno. Diante desta constatação, há professores que buscam mudar esta realidade com metodologias e recursos interdisciplinares. Mediante esta problemática é que se faz relevante o desenvolvimento desta pesquisa bibliográfica que aborda o uso da música, mais precisamente o gênero canção, como ferramenta de motivação na sala de aula de LI, não como um método a ser seguido, mas como um suporte lúdico-pedagógico para auxiliar o professor, a fim de incentivar, e ao mesmo tempo despertar nos alunos o interesse mais veemente pelo aprendizado da língua inglesa. Objetivo: Refletir sobre o uso da música numa perspectiva lúdica e criativa, como fonte motivacional ou mola propulsora no processo de ensino aprendizagem da Língua Inglesa, pois sabemos o quanto está difícil motivarmos nossos alunos. Partimos das perspectivas e significado, que o universo sonoro traz e é utilizado no recurso educacional. Metodologia: Trata-se de uma abordagem puramente bibliográfica através de uma pesquisa teoria qualitativa, com ênfase na música como nas práticas musicais realizadas por professores como ferramentas. Justificativa: Justifica-se na importância positiva do uso da música no processo motivacional na aprendizagem. Desta forma sugere-se mais pesquisas as quais venham contribuir e fundamentar o uso da música como fonte motivadora na aprendizagem no tocante a Língua Inglesa. Embasando assim a construção do conhecimento cientifico do uso da mesma através das interações as quais ela tem em si. Assim, conclui-se que a pesquisa contribui como fonte de conhecimento teórico para a constituição do valor e importância do da temática exposta no ambiente educacional ampliando assim sua importância e significativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Senizia Cordeiro de Sousa Ramos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Interação pt_BR
dc.subject Motivação pt_BR
dc.subject Ensino de LI. pt_BR
dc.title Música como ferramenta de motivação no ensino de LI: algumas considerações teóricas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta