Resumo:
Atualmente a preocupação com a satisfação e motivação dos colaboradores tem se tornado indispensável nas organizações, pois ela se traduz em produtividade e qualidade de produtos, otimização de processos e por conseqüência mais espaço no mercado. Buscar formas de medir e melhorar o clima organizacional passou a ser importante para a vitalidade das organizações, preocupando-se assim em manter os funcionários motivados, satisfeitos e comprometidos, já que constituem um forte fator de competitividade, para o alcance dos objetivos organizacionais. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo geral identificar o clima organizacional na percepção e entendimento dos colaboradores do Banco do Brasil - Agência Mercado Central – 1634-9, em Campina Grande – PB. O modelo metodológico utilizado foi um estudo de caso, seguido de pesquisa descritiva, bibliográfica e de campo, envolvendo uma população de 23 colaboradores. O instrumento utilizado foi um questionário composto de 23 questões, a primeira parte foi composta por 07 questões objetivas relacionadas ao perfil sócio-econômico do colaborador; e na segunda etapa, foram trabalhadas 15 questões objetivas relacionadas ao clima organizacional e 01 questão subjetiva para sugestões. Para elaboração do instrumento de pesquisa considerou-se o modelo adaptado de Coda (apud OLIVEIRA, 1999), considerando as seguintes variáveis: perspectiva de carreira, estrutura organizacional x filosofia de gestão, identificação com a organização, reconhecimento provido, relacionamento com a comunidade, relacionamento no ambiente de trabalho, política de remuneração, política de benefícios e natureza do trabalho realizado. Também fez-se o uso da Escala Likert, que admitiu respostas de 01 a 05 pontos, com opções desde “discordo totalmente” até “concordo totalmente” verificado entre as 09 variáveis. Os resultados obtidos indicaram que a maioria disse concordo com relação à estrutura organizacional x filosofia de gestão, identificação com a organização e relacionamento no ambiente de trabalho. Com relação a perspectiva de carreira, reconhecimento provido, relacionamento com a comunidade e natureza do trabalho realizado, houve um percentual mais elevado de concordância, mas que não chegou a ser maioria. No que concerne a política de remuneração, é preocupante, haja vista que a grande maioria discordou; e quanto à política de benefícios, houve um percentual mais elevado de neutralidade, mas que não chegou a ser maioria. Portanto, concluiu-se que mesmo diante da constatação de níveis de satisfação, em relação a alguns aspectos da pesquisa, considera-se o clima organizacional favorável, mas requer que a gerência desenvolva mecanismos que venham melhorar o clima organizacional da empresa estudada.
Descrição:
OLEGÁRIO, T. de C. Clima Organizacional: estudo da percepção dos colaboradores do Banco do Brasil-Agência Mercado Central em Campina Grande - PB. 2010. 116f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2010.