UEPB - Repositório Digital

Motivação como estratégia para micro e pequenas empresas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Passos, Adriana Nogueira
dc.date.accessioned 2013-07-18T22:50:43Z
dc.date.available 2013-07-18T22:50:43Z
dc.date.issued 2013-07-18
dc.identifier.other CDD 658.314
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1136
dc.description PASSOS, A. N. Motivação como estratégia para micro e pequenas empresas. 2010. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2010. pt_BR
dc.description.abstract A motivação humana tem sido um dos maiores desafios na gestão organizacional para muitos psicólogos, gerentes e executivos. Inúmeras pesquisas têm sido elaboradas e diversas teorias têm tentado explicar o funcionamento desta força que leva as pessoas a agirem em direção do alcance de seus objetivos. Está totalmente relacionada ao reconhecimento pelos esforços dos funcionários, a elaboração de metas com recompensas bem estabelecidas e a altura do trabalho exercido, para que os mesmos tenham noção do quanto o seu trabalho está sendo propulsor de crescimento da organização. O presente trabalho teve como objetivo elaborar estratégias motivacionais a serem aplicadas às micro e pequenas empresas procurando melhorar o nível motivacional, com também a satisfação do colaborador no ambiente de trabalho. Face ao exposto, foram desenvolvidas pesquisas do tipo, exploratória, descritiva, bibliográfica e qualitativa. Para atingir o objetivo proposto foram utilizadas as estratégias motivacionais adaptadas de Certo (2003), quais sejam: Comunicação gerencial; Teoria X – TeoriaY; Desenho de função; Modificação do comportamento; Sistema gerencial de Linkert; Incentivo monetários; e incentivos não monetários. Tratam-se portanto, de estratégias que poderão ser aplicadas para qualquer tipo de empresas e que poderão estimular os colaboradores; bem como tornar as empresas mais competitivas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Dilma Guedes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Motivação pt_BR
dc.subject Teorias da Motivação Humana pt_BR
dc.subject Estratégias Para Motivar pt_BR
dc.title Motivação como estratégia para micro e pequenas empresas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta