Resumo:
Este trabalho aborda a relação leitura e livro didático considerando este como um instrumento que
auxilia o professor no processo didático. Para isso, fazemos inicialmente uma breve exposição sobre a
história do livro didático no Brasil, critérios para a sua seleção, adoção e uso em sala de aula; reflexão
sobre a leitura, como surgiu e a importância dela nos dias atuais, na vida social e no desenvolvimento
intelectual dos alunos. Para corroborar as discussões, nesse trabalho abordamos o tratamento dado à
leitura no livro didático do 9º ano, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, a
partir da proposta de trabalho com a leitura apresentada pelos autores e o real desenvolvimento delas
no livro em apreço. Nos limites de um artigo, selecionamos três textos em que analisaremos as
questões relativas à leitura.
Descrição:
SILVA, R. V. da. Discutindo a leitura de textos em um livro didático do 9º ano. 2013. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.