Resumo:
A partir de observações e regências realizadas durante o estágio supervisionado do curso de
Letras da Universidade Estadual da Paraíba, percebemos a distorção feita à prática de leitura
e escrita em sala de aula. Trata-se de um grande desafio, pois a escola e o próprio professor
pensam no ensino de língua portuguesa como um estudo unicamente gramatical, repleto de
regras e conceitos, enquanto a leitura e escrita são trazidas para sala de aula de forma
equivocada, incompatíveis as reais necessidades dos alunos, e vista pelo professor como uma
atividade trabalhosa, onde se dedica muito tempo e que resulta no atraso do cronograma.
Dessa forma, é preciso que o professor construa uma nova visão e metodologia para esse
processo de ensino e aprendizagem, no qual as práticas de leitura e escrita possam ser
consideradas essenciais para a formação do indivíduo. Partindo desse pressuposto, o presente
artigo tem como principal objetivo tecer reflexões sobre as práticas educativas voltadas para
a leitura e escrita das escolas públicas da cidade de Guarabira.
Descrição:
COSTA, W. M. da. Reflexões sobre o ensino de leitura e escrita nas escolas públicas
de Guarabira, sob o ponto de vista de estágio supervisionado. 2013. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.