Resumo:
O presente trabalho tem como finalidade apresentar partes da trajetória da educação no
decorrer do tempo, abordando de início a finalidade da escola em cada época e como eram
vistas as crianças, que são à quem é destinada a educação básica atualmente, assim, vendo
como eram estipuladas os currículos educacionais para cada faixa etária e sua especificidade.
No decorrer do trabalho trilhamos caminho para a finalidade e funcionalidade da educação
filosófica, ou seja, tenderemos a abordar a filosofa em todo esse contexto educacional. Para
tal trabalho foram realizadas pesquisas acerca dos processos educacionais fazendo uso de
obras e artigos que versassem entre o ensino educacional, currículo e filosofia. A educação
escolar por muito tempo não teve os objetivos que encontramos na sociedade atual, sua
finalidade era unicamente ensinar a ler e escrever na maioria das vezes não importando se
eram crianças, adolescente ou adulto, o que era oferecido era para todos de um único modo.
Com o passar do tempo percebe-se a necessidade de divisão do alunado para a facilitação do
aprendizado geral, tornado assim mais fácil adquirir e efetivar uma escola que realmente
visasse o aprendizado concreto. Porém essa modificação educacional surge na intenção de
qualificar a sociedade para o trabalho, já que para manusear máquinas operárias seria
necessário algum tipo de qualificação. Diante de tão drástica mudança educacional que sai do
aprender a ler e escrever para o aprender a trabalhar não vemos na escola uma disciplina que
ensine a pensar o mundo como ele é, o que se tem é apenas o aprendizado necessário ao
trabalho. Todavia, na educação atual encontramos a Filosofia que vem com o intuito de
apresentar a realidade da forma como é realmente aos alunos que irão ao mercado de trabalho.
Assim analisaremos qual é realmente o poder da Filosofia da educação dentro dos parâmetros
do ensino formal.
Descrição:
Monografia (Especialização em Filosofia da Educação: Filosofia da educação e suas relações com o ensino e com a formação do homem ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.