Resumo:
Nosso trabalho tem como objetivo a análise das obras do filósofo alemão Martin
Heidegger (1889-1979) e do poeta alemão Friedrich Hölderlin (1770-1843), com
pretensão de desenvolver o conceito de educação ontológica, buscando a transformação
do homem. Recorremos ao processo de estudo da questão do ser, desenvolvido por
Heidegger, para compor fundamentação teórica deste conceito. Para Heidegger, a
tradição filosófica ocidental tem sido transpassada por problemas. O filósofo acredita
que durante a história da filosofia ocidental, devido à influência da metafísica
tradicional, há um esquecimento em relação à problemática do ser. Hölderlin,
considerado pelo filósofo o poeta dos poetas, estabelece uma “ontologia poéticafundamental”,
onde tem a pretensão de ser novo horizonte de colocação da questão do
ser. Heidegger demonstra que a arte e não a ciência teria a competência de proporcionar
ao homem esta compreensão. Segundo o autor, a arte é a expressão da verdade,
portanto, por meio desta analogia entre arte e verdade, pretendemos demonstrar uma
possível relação entre educação e arte, constituindo o conceito de educação ontológica.
Descrição:
NUNES, Y. F. de M. Poesia e educação: a educação ontológica como uma forma de transformação do homem no pensamento de Martin Heidegger. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.