Resumo:
O presente trabalho monográfico se apresenta como uma proposta de compreensão do pensamento de Hannah Arendt, filósofa política, a respeito da crise na educação. Para isso, fizemos uma análise bibliográfica sobre suas obras, como também, de vários comentadores relevantes à temática. Assim, foi necessário percorrer alguns acontecimentos de sua vida que ajudaram a lançar luzes sobre sua teoria, pois, desse modo, o caminho para pensar a crise na educação, que seu deu após o evento totalitário nazista e a II Guerra Mundial, ficou mais evidente. A educação, que sofreu os impactos dessa ruptura da tradição, foi afetada naquilo que constitui sua essência, a natalidade. E, pensar este conceito tão importante para a teoria política arendtiana, se colocou como fundamental para, também, voltarmos à essa mesma crise, que é, sobretudo, política e, ainda, refletir sobre alguns aspectos do nosso contexto educacional. Sem indicar soluções, buscamos, ainda, compreender o fenômeno caótico da crise que ecoa em nossa realidade educacional, ressaltando a importância da autoridade e da tradição para a condição humana.
Descrição:
Monografia (Especialização em Filosofia da Educação: Reflexões sobre a crise na educação a partir do pensamento de Hannah Arendt ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.