dc.contributor.author |
Teodulino, Sílvia Maria Lima |
|
dc.date.accessioned |
2016-10-21T12:42:03Z |
|
dc.date.available |
2016-10-21T12:42:03Z |
|
dc.date.issued |
2016-07-27 |
|
dc.identifier.other |
CDD 100 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11574 |
|
dc.description |
TEODULINO, S. M. L. Filosofia e cordel: perspectivas reflexivas quanto ao uso em sala de aula. 2016. 44f. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho: Filosofia e cordel: Perspectivas reflexivas quanto ao uso em sala de aula,
buscou introduzir o cordel como instrumento para as aulas de Filosofia nas salas de aula do
Ensino médio de escolas públicas brasileiras, a fim de analisar os aspectos em torno da
Filosofia, da literatura de cordel e Educação, em que se revelam no folheto que destaca uma
proposta: Cordel da Filosofia Antiga, da autoria de Sílvia Maria Lima Teodulino- em anexo.
Os cordéis vêm se firmando como objeto de pesquisa acadêmica devido à variedade e
conteúdos sociais com os quais os autores se propõem a trabalhar. Em destaque, ainda ,uma
reflexão sobre a história do cordel e sobre o currículo e a obrigatoriedade do ensino da
disciplina Filosofia, para o ensino médio nas escolas brasileiras, buscando um fecundo
encontro entre o cordel e a filosofia, compreendendo a obra em cordel como forma de ação
filosófica desencadeadora do gosto pela filosofia, bem como a ação profícua de filosofar. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria Simone Marinho Nogueira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura de Cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Filosofia e cordel: perspectivas reflexivas quanto ao uso em sala de aula |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |