Resumo:
O presente trabalho: Filosofia e cordel: Perspectivas reflexivas quanto ao uso em sala de aula,
buscou introduzir o cordel como instrumento para as aulas de Filosofia nas salas de aula do
Ensino médio de escolas públicas brasileiras, a fim de analisar os aspectos em torno da
Filosofia, da literatura de cordel e Educação, em que se revelam no folheto que destaca uma
proposta: Cordel da Filosofia Antiga, da autoria de Sílvia Maria Lima Teodulino- em anexo.
Os cordéis vêm se firmando como objeto de pesquisa acadêmica devido à variedade e
conteúdos sociais com os quais os autores se propõem a trabalhar. Em destaque, ainda ,uma
reflexão sobre a história do cordel e sobre o currículo e a obrigatoriedade do ensino da
disciplina Filosofia, para o ensino médio nas escolas brasileiras, buscando um fecundo
encontro entre o cordel e a filosofia, compreendendo a obra em cordel como forma de ação
filosófica desencadeadora do gosto pela filosofia, bem como a ação profícua de filosofar.
Descrição:
TEODULINO, S. M. L. Filosofia e cordel: perspectivas reflexivas quanto ao uso em sala de aula. 2016. 44f. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.