dc.contributor.author |
Cavalcanti Júnior, Wellington Alves |
|
dc.date.accessioned |
2016-10-25T20:48:18Z |
|
dc.date.available |
2016-10-25T20:48:18Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11584 |
|
dc.description |
CAVALCANTI JÚNIOR, W. A. A utilização dos indicadores educacionais como parâmetro de aferição da qualidade da educação e consequente responsabilização do estado. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O direito à educação é delineado na Constituição com um grau de detalhe não dispensado aos demais direitos sociais. Devido à própria natureza política da educação, esta é descrita a partir de termos abrangentes que dificultam a delimitação da atuação do Poder Judiciário e do Ministério Público na fiscalização e exigibilidade de efetivação deste direito. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que através de uma perspectiva jurídico-pedagógica, analisou o delineamento legal do direito à educação na Constituição e a possibilidade da utilização dos indicadores educacionais como parâmetro de aferição da qualidade de sua prestação como forma de responsabilização, por força do princípio da eficiência, dos órgãos públicos responsáveis. Constatou-se, então, a possibilidade de utilização de tais indicadores educacionais como elemento argumentativo em ações judiciais e extrajudiciais no tocante à efetivação do direito à educação e qualidade de sua oferta. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Hérika Juliana Linhares Maia |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Eficiência |
pt_BR |
dc.subject |
Índices Educacionais |
pt_BR |
dc.title |
Utilização dos indicadores educacionais como parâmetro de aferição da qualidade da educação e consequente responsabilização do estado |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |