Resumo:
O objetivo do presente trabalho é contribuir para a melhoria da prática docente e do processo de ensino de química apresentando uma sequência didática contendo três momentos pedagógicos sistematizados com base na contextualização, atividades práticas e lúdicas. Os efeitos da análise apontaram que a aplicação da sequencia didática possibilitou resultados bastante promissores dos quais podemos mencionar: evolução de domínio conceitual, participação ativa dos alunos envolvidos, integração e correlação dos conhecimentos químicos com o contexto sociocultural e ambiental, melhoria nas relações e interações sociais entre os sujeitos participantes. Mesmo com toda complexidade que permeia o processo ensino aprendizagem, alguns procedimentos e atitudes docentes como: a dinamização, a reflexão crítica, o espírito inovador, a interdisciplinaridade devem permear a sua prática pedagógica para uma melhoria significativa do ensino de química.
Descrição:
FERREIRA, A. G. Estratégias didáticas no ensino de Química: uma proposta relevante para o Conhecimento Químico. 32 f. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.