Resumo:
Este trabalho evidencia estratégias para a abordagem do ensino de leitura de textos literários
no Ensino Médio atreladas a reflexões acerca da prática docente, nas perspectivas que
concernem aos caminhos e possibilidades adequadas de como ensinar literatura na escola,
garantido um aprendizado que proporcione ao aluno uma formação integral. O artigo foi
pensado a partir das reflexões teóricas e metodológicas no decorrer de um percurso acadêmico
e docente, embasado em várias teorias que deram suporte ao trabalho, advindas das leituras de
Jouve (2002), Farias (2014), Benevides (2008), Cosson (2000), Lajolo (2006), Paulino e
Cosson (2009), Candido (2002), dentre outros. A intervenção didática foi desenvolvida no
mês de agosto de 2016 em uma turma de Ensino Médio de uma escola pública localizada no
município potiguar de Serrinha. O trabalho foi exitoso com as abordagens em sala de aula,
sendo imprescindíveis para a formação do cidadão crítico. As experiências da realização das
práticas docentes foram culminadas com o processo efetivo de ensino-aprendizagem, o qual
foi realizado por meio de uma prática docente adequada ao ensino de leitura literária, aquela
que articula Literatura e dia-a-dia.
Descrição:
SILVA, P. C. N. da. A leitura de textos literários na sala de aula: reflexões sobre uma experiência docente. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.