dc.description.abstract |
Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta os resultados de um estudo de caso
realizado em uma escola da rede pública de ensino de Campina Grande-PB, com o
propósito de mostrar a importância da formação docente, das estratégias e práticas
pedagógicas em construção como requisitos indispensáveis a efetiva implementação da
Educação Étnico-racial. A ideia era investigar a razão pela qual os professores daquela
unidade educacional já conseguiam colocar em práticas orientadas por um conteúdo que
atendia as determinações da Lei 10.639/03 quando em outras unidades de ensino os
docentes sequer haviam ouvido falar sobre a referida Lei. A pesquisa foi desenvolvida com
base numa ampla revisão bibliográfica e documental, dentre os autores estudados estão:
Tunari (2000), Kilisz (2004), Zotti (2004), Saviani (2009), Dalben & Gomes (2009),
Andrade & Santos (2011) e outros que farão parte do meu acervo teórico. Dentre os
documentos lidos estão: Constituição Federal Brasileira (1988), Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional (1996), Parâmetros Curriculares Nacional (1997), Lei 10.639/2003
– ampliada para 11.645/08, A Resolução Nº 1 de 2004, as Diretrizes Curriculares
Nacionais para as Relações Étnico-Raciais (2004) e outros documentos que tratam sobre a
adoção de modelo de educação antirracista. Trata-se de um estudo explorátório cujo campo
de estudo e as atividades lá desenvolvidas A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas e da observação simples, com registro em diário de campo e fotográfico –
utilizado para ilustrar as narrativas. A partir da sistematização e interpretacção dos dados
coletados o TCC ficou estruturado em quatro itens mostrando o que está determinado
institucionalmente (leis, diretrizes, parâmentros e orientações) a possibilidade de
efetivação da proposta. Esperamos que os resultados dessa pesquisa possa mostrar que para
efetivar a proposta de educação étnico-racial muitas práticas alternativas podem ser
utilizadas pelo docente. E no caso específico das mostras pedagógicas constituem-se em
estratégias eficazes, a partir das quais é possível contribuir para uma aprendizagem
significativa dos educandos. |
pt_BR |