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Lei 10.639/03, formação docente e práticas pedagógicas: processos em construção - um olhar para as estratégias utilizadas na escola pública municipal

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dc.contributor.author Alcântara, Acácia Silva
dc.date.accessioned 2016-10-31T18:21:02Z
dc.date.available 2016-10-31T18:21:02Z
dc.date.issued 2016-05-24
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11605
dc.description ALCÂNTARA, A. S. Lei 10.639/03, formação docente e práticas pedagógicas: processos em construção - um olhar para as estratégias utilizadas na escola pública municipal. 2016. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta os resultados de um estudo de caso realizado em uma escola da rede pública de ensino de Campina Grande-PB, com o propósito de mostrar a importância da formação docente, das estratégias e práticas pedagógicas em construção como requisitos indispensáveis a efetiva implementação da Educação Étnico-racial. A ideia era investigar a razão pela qual os professores daquela unidade educacional já conseguiam colocar em práticas orientadas por um conteúdo que atendia as determinações da Lei 10.639/03 quando em outras unidades de ensino os docentes sequer haviam ouvido falar sobre a referida Lei. A pesquisa foi desenvolvida com base numa ampla revisão bibliográfica e documental, dentre os autores estudados estão: Tunari (2000), Kilisz (2004), Zotti (2004), Saviani (2009), Dalben & Gomes (2009), Andrade & Santos (2011) e outros que farão parte do meu acervo teórico. Dentre os documentos lidos estão: Constituição Federal Brasileira (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Parâmetros Curriculares Nacional (1997), Lei 10.639/2003 – ampliada para 11.645/08, A Resolução Nº 1 de 2004, as Diretrizes Curriculares Nacionais para as Relações Étnico-Raciais (2004) e outros documentos que tratam sobre a adoção de modelo de educação antirracista. Trata-se de um estudo explorátório cujo campo de estudo e as atividades lá desenvolvidas A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas e da observação simples, com registro em diário de campo e fotográfico – utilizado para ilustrar as narrativas. A partir da sistematização e interpretacção dos dados coletados o TCC ficou estruturado em quatro itens mostrando o que está determinado institucionalmente (leis, diretrizes, parâmentros e orientações) a possibilidade de efetivação da proposta. Esperamos que os resultados dessa pesquisa possa mostrar que para efetivar a proposta de educação étnico-racial muitas práticas alternativas podem ser utilizadas pelo docente. E no caso específico das mostras pedagógicas constituem-se em estratégias eficazes, a partir das quais é possível contribuir para uma aprendizagem significativa dos educandos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cristiane Maria Nepomuceno pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Lei 10.639/03 pt_BR
dc.subject Formação Docente pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Educação Étnico-racial pt_BR
dc.title Lei 10.639/03, formação docente e práticas pedagógicas: processos em construção - um olhar para as estratégias utilizadas na escola pública municipal pt_BR
dc.type Other pt_BR


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