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O lúdico como recurso para o desenvolvimento infantil na escola

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dc.contributor.author Santos, Jullyana Karolina Lima
dc.date.accessioned 2016-10-31T18:21:18Z
dc.date.available 2016-10-31T18:21:18Z
dc.date.issued 2015-05-04
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11606
dc.description SANTOS, J. K. L. O lúdico como recurso para o desenvolvimento infantil na escola. 2015. 50f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract É precípua e consistente a concepção de que a adoção de recursos lúdicos relaciona a aprendizagem natural e espontânea no ensino infantil ao desenvolvimento cognitivo das crianças, dentro da perspectiva da língua materna. Entretanto, informações de como essa relação se processa em crianças aprendizes de língua estrangeira, ainda são escassas. Nesta perspectiva, desenvolveu-se o presente trabalho visando avaliar a relação entre o lúdico na lógica do brincar-aprender e o desenvolvimento cognitivo de crianças aprendizes de outro idioma. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo-participativo em turmas de crianças de três a seis anos em um curso de idiomas especializado no ensino de Língua Inglesa, em Campina Grande-PB. Após o reconhecimento do ambiente de desenvolvimento da pesquisa e a caracterização do público discente, adotaram-se ferramentas lúdicas nas aulas, na forma de personagens figurados em bonecos de pelúcia num contexto em que tais personagens ganharam vida em sala de aula, participando das aulas e interagindo com as crianças. As informações obtidas são analisadas qualitativamente, de modo que situações representativas que ocorreram na sala de aula são trabalhadas na perspectiva históricocultural. Verificou-se que a influência do recurso lúdico excede o “apenas completar o tempo na aula” e que estes podem apresentar “um fim em si mesmo”, haja vista que o aspecto emocional atuou como “fator motivacional” para que as crianças superassem eventuais dificuldades com o novo idioma, tornando evidente a sua influência sobre o desenvolvimento cognitivo, que se observa através das análises em sala de aula e feedback dos pais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria da Guia Rasia pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Mediação pt_BR
dc.subject Cognição pt_BR
dc.subject Brincar-aprender pt_BR
dc.subject Cognição de Segunda Língua pt_BR
dc.title O lúdico como recurso para o desenvolvimento infantil na escola pt_BR
dc.type Other pt_BR


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