Resumo:
É precípua e consistente a concepção de que a adoção de recursos lúdicos relaciona a
aprendizagem natural e espontânea no ensino infantil ao desenvolvimento cognitivo das
crianças, dentro da perspectiva da língua materna. Entretanto, informações de como essa
relação se processa em crianças aprendizes de língua estrangeira, ainda são escassas. Nesta
perspectiva, desenvolveu-se o presente trabalho visando avaliar a relação entre o lúdico na
lógica do brincar-aprender e o desenvolvimento cognitivo de crianças aprendizes de outro
idioma. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo-participativo em turmas de
crianças de três a seis anos em um curso de idiomas especializado no ensino de Língua
Inglesa, em Campina Grande-PB. Após o reconhecimento do ambiente de desenvolvimento
da pesquisa e a caracterização do público discente, adotaram-se ferramentas lúdicas nas aulas,
na forma de personagens figurados em bonecos de pelúcia num contexto em que tais
personagens ganharam vida em sala de aula, participando das aulas e interagindo com as
crianças. As informações obtidas são analisadas qualitativamente, de modo que situações
representativas que ocorreram na sala de aula são trabalhadas na perspectiva históricocultural.
Verificou-se que a influência do recurso lúdico excede o “apenas completar o tempo
na aula” e que estes podem apresentar “um fim em si mesmo”, haja vista que o aspecto
emocional atuou como “fator motivacional” para que as crianças superassem eventuais
dificuldades com o novo idioma, tornando evidente a sua influência sobre o desenvolvimento
cognitivo, que se observa através das análises em sala de aula e feedback dos pais.
Descrição:
SANTOS, J. K. L. O lúdico como recurso para o desenvolvimento infantil na escola. 2015. 50f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.